A Companhia



Cia. Prisma de Artes
A Cia. Prisma de Artes foi fundada em 16/10/85, trazendo na bagagem um imenso trabalho junto à periferia da cidade. Essa família, como gostamos de chamar, esse ano faz 27 anos de um trabalho basicamente comunitário dentro do bairro Dias Macedo e outros bairros vizinhos. São jovens que através de suas vivências, mostram seus potenciais artísticos. É um grupo que trabalha e participa da vida histórica de sua comunidade, seu lazer, sua cultura e suas reivindicações.
O grupo surgiu de jovens que trabalhavam em movimentos culturais na Igreja Católica, que mais tarde passou a ampliar a sua área de atuação. Em sua trajetória de metáforas e linguagens simbólicas, participou de eventos culturais no bairro Dias Macedo, Castelão, Boa Vista, Cidrião, Aerolândia, Tancredo Neves, em empresas estatais tais como Correios, Caixa Econômica, Infraero, cidades vizinhas como Eusébio, Solonópolis, Sobral quando participou da X MOSTRA DE TEATRO AMADOR, promovido pela FESTA (Federação de Teatro Amador do Ceará), onde ganhou menção Honrosa por caracterização.
Tendo fortalecido seu trabalho, o grupo quis alçar outros vôos, resolveu assim fundar uma companhia artística, investindo no seu primeiro espetáculo infantil: Festa na Floresta Encantada. A partir do sucesso desse trabalho surgiu “O Conquistador de Planetas”, com o qual conseguiu sua maior ascensão, tendo ganhado prêmio de melhor autora dentro dos destaques do Dia Mundial do Teatro promovido pelo Grupo Balaio. Tivemos mais dois espetáculos: Brincar é Arte Sonhar Faz Parte e Dona Hilda, continuando sua trajetória de motivar a fantasia infantil através da arte. Montamos ainda A Pena e a Lei, e alguns esquetes como: Golpe Baixo, Brigas, Crime, Dueto, entre outros.
A Companhia deu origem a outras iniciativas culturais na comunidade como blocos de pré-carnaval, grupos juninos e de reisado. Dessa forma pretende continuar o seu trabalho de fortalecimento de atividades culturais na periferia da cidade.